segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A Vi até aos seis meses


Naturalmente que passado algum tempo, "roeu-me" na alma não ter dado continuidade ao blog da minha princesa...gestão do tempo, gestão do tempo....tem de haver tempo para "falarmos do que nos ocupa o tempo"...!!!!
Farei algumas breves considerações acerca da minha Vi até aos seis meses...depois até 12 meses...e depois farei diferentes capítulos até aos 20 meses idade actual da minha pequerrucha..

Aqui vai...

A nossa Vi nasceu grande,muiito grande... a imagem que guardo dela, depois de a ter tido, foi a de uma "velhinha" muito querida, com uns olhos e umas mãos enormes e unhas muito compridas, ali ao pé de mim....
Naturalmente, quando passei à sala de recobro, houve alguns cuidados a prestar e seguidamente, trouxeram-me água (o que me recordo no primeiro dia... é que bebi seguramente mais de 5 litros de água, o que surtiu, claro, numas dolorosas idas ao WC...
Enfim..também ninguém disse que era fácil :-)
Comi a sopa a olhar para ela...depois de uns goles de àgua...passei ao instinto..
Com uma força vinda sabe-se lá de onde, peguei na minha princesa e coloquei-a pertinho de mim...procurou instintivamente a maminha e rapidamente se travou ali uma relação que terminou ( para tristeza minha assumo) aos 9 meses...
Com tudo aquilo que li e reli antes do parto..tomei consciência de algo extremamente valioso...é necessário ouvir os nossos corpos, é necessário ouvir os bebés...assim tudo se torna mais fácil...Desmistifiquei com esta técnica algumas coisas que ainda eram um mistério para mim
Exemplo: as visitas ao Hospital... sou sincera, estava dorida, cansada, mas tão feliz de ver tantas pessoas, de ter a familia pertinho de mim e da minha princesa... sobretudo num momento em que o pai não podia estar a 100%...
Sou daqueles casos que adorou as visitas e passado mais ou menos 3 horas do parto já eu andava feliz, rodopiando e recebendo pessoas, e espreitando a menina e, sorrindo com todos os dentes que tinha...
Outro "mistério" para mim.. a "subida" do leite... doeu mas há que saber também ouvir o corpo...não digo que não tive umas gretinhas nos mamilos, que não deitei sangue, que o peito não ficou em pedra e tão dorido que cada vez que era hora de uma "pega" eu não deitasse uma lágrima com algumas dores...mas...valeu a pena...e claro há sempre cremes e duches miraculosos...

Adorei poder dar de mamar este tempo e só deixei porque a Vi começou a treinar dentadas nos mamilos e foi deixando, aos poucos ,de encarar esta actividade como alimentar, mas sim como actividade lúdica...

A minha menina sempre foi uma criança muito sorridente e o primeiro mês não foi excepção.... Recordo com alguma ternura que, no final da minha estadia em Lisboa com ela, começaram os primeiros sorrisos...inconscientemente pensei "sabe...ela sabe que vai para casa..." isto porque dos 15 dias aos quase dois meses morámos em Lisboa..
Foram momentos para esquecer... e mais não digo para não me lembrar..

Voltamos para casa no dia em que a Vi fez 2 meses... nesse dia ela vestiu uma peça com 40 anos que era da minha tia...uma túnica de renda fininhas com laços cor-de-rosa... estava tão bonita :-)Foi a bisa que ofereceu...há prendas especiais!!!

Até aos seis meses estive em casa com ela...não foi bem uma licença de maternidade, pois acho que nunca me excedi tanto em trabalho como nessa altura...no Dia em que a Vi fez 3 meses montámos um pequeno negócio...com muito trabalho por detrás... e muita chatice também...:-(~

Foi também com três meses que a minha princesa foi à praia...LOL
Era Agosto....20h00... e a mãe galinha com a aflição do sol...deixou a menina tão branca que mais parecia uma japonesa em traje de praia ...o que se faz quando se é novata lol..

O verão decorreu tranquilamente com algumas dermatites e a adaptação à notícia " a sua filha tem pele atópica"... com os quatro meses vieram sopas e frutas cozidas...
Em termos de alimentação a minha filha é uma delicia...sempre comeu de tudo e o que não comeu fui sempre tentando que comesse aos poucos sem esforço... Tornou-se numa "Bebé Gourmet"...Hoje, digo com naturalidade (e para inveja de algumas pobres mães) que a minha filha come todo o tipo de peixe e carne com satisfação e já come também fruta pela própria mão às dentadas...sei que sou abençoada e noto, com satisfação, que em alturas de alguma fraqueza (dentinhos, febres, constipação) a Vi não deixa de comer, e que isso é também muito bom para o seu restabelecimento....
Outro ponto ...O Infantário!Só tenho a dizer bem...ou melhor mais que bem...naturalmente terei que fazer um texto só a falar dos benefícios do infantário!!!

0 comentários:


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com and Flowers and Decors. Powered by Blogger